10 ideias de promoção para impulsionar mais vendas

Nada é inatingível com o planejamento, estratégia e execução certos

Investir em marketing e postar nas mídias sociais apenas o logotipo da sua marca não conquistará os corações e mentes do seu público-alvo.

 

Sem mencionar que, embora “promoção” e “marketing” sejam frequentemente considerados sinônimos, há algumas diferenças importantes a serem consideradas. Como tal, sua empresa deve abordar suas promoções como um subconjunto de sua estratégia geral de marketing.

 

Se sua organização está se preparando para lançar um novo produto, abrir um novo local ou simplesmente quer criar burburinho em torno das ofertas existentes, é hora de aumentar suas promoções e garantir que seu público saiba que você tem as coisas boas. Mas como você pode abordar isso de forma criativa e de uma maneira que não apenas atraia a atenção do seu público-alvo, mas também faça sua concorrência notar?

 

Ideias de Marketing, Publicidade e Promoções de Vendas: O Que É O quê?

 

Vamos definir esses conceitos antes de prosseguirmos:

Com certeza é um objetivo elevado, mas nada é inatingível com o planejamento, estratégia e execução certos. Se você precisa de ideias para sua próxima onda de mensagens promocionais, nós temos o que você precisa.

 

Marketing

Pense no marketing como o guarda-chuva abrangente. Abrange todas as estratégias, atividades, campanhas, mensagens e divulgação on-line que sua marca executa para expandir a conscientização do público sobre o negócio e suas ofertas. Os esforços de marketing incluem pesquisa do setor e  do público  para garantir que a marca esteja aproveitando as mensagens certas em cada anúncio, blog, uma folha, eBook e outros materiais de apoio.

 

Publicidade

A publicidade é apenas uma única estratégia sob o guarda-chuva do marketing, normalmente com o objetivo de chamar a atenção e/ou educar o público da empresa sobre um determinado produto ou oferta. A publicidade também é tipicamente um processo contínuo, onde os objetivos incluem aumentar a fidelidade do cliente e aumentar a conscientização sobre o portfólio de serviços da marca.

 

Promoção

Promoções de vendas são esforços e abordagens que podem se sobrepor um pouco à publicidade - ou seja, uma empresa pode usar um anúncio tradicional como parte de sua estratégia de promoção de vendas. No entanto, a principal diferença aqui é que, onde a publicidade geralmente faz parte de uma campanha contínua focada em aumentar os clientes fiéis ou educar o público, as promoções de vendas são mais de curto prazo.

 

O objetivo de uma promoção, na maioria das vezes, é aumentar as vendas, conquistar participantes de um evento e/ou aumentar as receitas de uma maneira “vitórias rápidas”. Isso geralmente envolve o uso de incentivos ao cliente para apoiar a motivação de compra. Um exemplo simples é uma marca que oferece grandes descontos para uma venda pós-feriado. Os clientes se beneficiam de preços mais baratos e a marca gera um senso de urgência enquanto aumenta as vendas e limpa o estoque do ano passado.

 

Aumentando Receitas Online e na Loja: Ideias de Promoção de Vendas

 

Não é difícil ficar preso em uma rotina com ideias de promoção de vendas, especialmente se a empresa estiver trabalhando para produzir promoções criativas o tempo todo. Vamos dar uma olhada em alguns modelos exclusivos de promoção que você pode considerar para aumentar as vendas em suas lojas físicas ou lojas de comércio eletrônico:

 

1. Abandone o corte de preço e vá para a atualização

 

As vendas são tão na última década. Todo mundo pode cortar preços (ou criar a ilusão disso com barras vermelhas e valores mais baixos em suas etiquetas de preço). Mas os clientes - especialmente no espaço B2B - conhecem este jogo e, com tantas oportunidades de comprar bens e serviços, não é difícil para os tomadores de decisão discernir um preço justo para as ofertas de uma marca.

 

Em vez de cortar preços, ofereça aos clientes um nível acima (ou a oferta “premium”, mas pelo preço “básico”). Outra abordagem a considerar aqui é incluir um serviço complementar gratuito como atualização. Isso não apenas ajudará você a impulsionar as vendas; também ajudará sua equipe de marketing a entender melhor as oportunidades de atualização mais atraentes para seus principais clientes.

 

2. Apoie seu programa de fidelidade com presentes e uma exclusividade do clube

 

A fidelidade do cliente é fundamental, e muitas empresas a conquistam através de um clube de fidelidade. No entanto, não basta simplesmente ter um programa de fidelidade em vigor - você também precisa promovê-lo e fazer valer a pena o tempo dos clientes.

E é provável que você tenha recebido algum tipo de presente quando se inscreveu para sua associação (além de todas essas amostras grátis).

Permita que não membros façam compras durante certas horas, mas sua experiência é consideravelmente limitada em comparação com a de um membro - tanto que simplesmente faz sentido se inscrever e se tornar um membro de seu clube exclusivo. Embora esta associação seja um pouco mais do que o tradicional programa de fidelidade, você pode adotar a mesma abordagem com sua promoção, oferecendo pequenos presentes de bônus quando os clientes se tornarem membros. Além disso, crie essa vibração exclusiva do clube, fornecendo ofertas especiais, serviços ou outras promoções apenas para aqueles em seu programa de fidelidade.

 

3. Vendas e Promoções Direcionadas

 

Se oferecer uma atualização não funciona para o seu modelo de negócios, não tenha medo. Os clientes ainda adoram vendas, descontos e promoções. E na era atual da personalização orientada a dados, você pode levar essa promoção tradicional para o próximo nível.

 

Primeiro, em vez de simplesmente cobrir todo o seu público com preços de venda não discriminados, personalize uma promoção apenas para um determinado subconjunto de clientes.

 

Ou, melhor ainda, fornecer descontos individualizados para os principais clientes com base em seu histórico de compras e outros dados preferenciais.

 

Uma promoção personalizada e focada em laser como essa depende da empresa poder coletar, analisar e alavancar dados no momento certo. Mas a recompensa é considerável.

 

“Isso significa enviar cupons personalizados para segmentos específicos no momento certo, levando a descontos pré-calculados no nível do carrinho para fazer upsell e, eventualmente, aumentar o valor médio do pedido, e implementar campanhas de referência e fidelidade usando uma abordagem omnicanal”, disse Sedzielewski.

 

Se você construí-lo, eles virão: Ideias criativas de promoção de eventos

 

Apoiar clientes fiéis e impulsionar as vendas são atividades críticas on-line e off-line. Hoje, no entanto, mais marcas estão buscando conexões mais profundas com seu público-alvo por meio de marketing experiencial e baseado em eventos. E uma vez que você e sua equipe tenham passado pelo trabalho para criar seu plano de marketing de eventos, você precisa promover o evento e incentivar os participantes a realmente aparecerem.

 

Embora estratégias como enviar convites por e-mail, postar detalhes do evento em seus vários canais de mídia social usando uma ferramenta de mídia social e vendas de ingressos tradicionais certamente ajudem, existem algumas promoções mais exclusivas e criativas que você pode considerar incluir no marketing do seu evento.

 

4. Jogue Hide and Seek com ingressos para eventos

 

Este é muito divertido, para você e sua equipe de marketing, bem como para seus clientes. Antes do seu evento, você pode ocultar ingressos na área local (ou em sua própria embalagem de produtos à la Willy Wonka). Existem algumas maneiras de fazer isso:

 

Torne isso um mistério: promova o fato de que os ingressos estão escondidos pela cidade, mas não revele onde eles podem estar. Essa estratégia empresta um pouco de mistério à promoção. E, como bônus, você pode divulgar quando cada ingresso for encontrado (ou fazer com que os usuários aproveitem uma hashtag e publiquem nas redes sociais) para manter o burburinho e manter a atenção no seu evento.

 

Publique pistas: Para uma experiência mais interativa, você pode criar uma promoção de caça ao tesouro, onde oferece pistas para locais de ingressos.

 

Organize concursos de mídia social: Se jogar esconde-esconde não é coisa da sua marca, você também pode hospedar concursos de mídia social (e atrair atenção com a ajuda de uma hashtag) e fornecer ingressos para eventos como prêmio. Por exemplo, para seu evento patrocinado pelo Timbersports British Championship no ano passado, a marca de ferramentas Stihl ofereceu a oportunidade para os clientes passarem em um teste para participar do sorteio do prêmio.

 

5. Traga uma apresentação de Sneak Peek para as ruas

 

Se o evento incluir um elemento de performance, considere romper com o palco e oferecer uma prévia, ao vivo nas ruas, estilo flash mob. Essa abordagem teatral permite que você mostre o talento com o qual os participantes do evento serão tratados, enquanto promove criativamente o próprio evento.

 

Embora não seja um exemplo do mundo real, um dos melhores exemplos a vir à mente é o personagem Andy Bernard de The Office e seus colegas membros do elenco de Sweeney Todd. Neste episódio em particular, o showman Andy traz o elenco de sua próxima peça para (onde mais) o escritório de Dunder Mifflin.

 

Pegando uma página da cartilha de Andy, você pode considerar dimensionar isso para uma apresentação curta perto do local do evento, ou em uma área comum local bem preenchida que é popular entre o seu público-alvo.

 

6. Toque em um influenciador

 

Você também pode alavancar uma parceria de influenciadores ou embaixadores da marca para divulgar seu evento. Essa abordagem vem com a vantagem adicional de públicos duplos - não apenas seu próprio público principal verá essa promoção do embaixador da marca escolhido, mas o próprio grupo de seguidores do influenciador também será exposto às informações do evento. Dessa forma, você amplia o alcance da sua marca e melhora as chances de que os detalhes do evento fiquem na frente do maior número possível de globos oculares.

 

No entanto, como em qualquer parceria de influenciadores, é fundamental escolher com sabedoria. Um convite para um evento que não se alinhe com a marca do influenciador e os interesses de seu público provavelmente fracassará. Como em qualquer tática de marketing e promoção, há prós e contras aqui - leia mais sobre essas e as opiniões dos especialistas do setor aqui.

 

Quando retirado estrategicamente, o selo de aprovação de um influenciador em seu evento pode ser exatamente o que você precisa para impulsionar a venda e a participação de ingressos. Veja o #Revolvefestival da marca de moda Revolve, por exemplo. Apesar de ser hospedado durante o mesmo fim de semana da Coachella, a Revolve conseguiu construir atendimento ano após ano graças ao burburinho criado pelos influenciadores da marca.

 

7. Atraia-os a Porta – Ou Além

 

Essa estratégia basicamente adota a abordagem de desempenho flash mob para marketing de eventos, mas com um toque amigável para alimentos. Existem algumas maneiras diferentes de uma promoção como essa:

 

Embora muitos restaurantes adotem a abordagem de postar seu menu em uma vitrine ou exibição lateral da porta, considere levar isso para o próximo nível com uma amostra de comida de verdade. Se você já esteve em um restaurante chique específico que oferece um carrinho de queijo ou sobremesa, provavelmente pode ver para onde estou indo aqui. Afinal, é muito difícil recusar aquele incrível pedaço de cheesecake de chocolate quando está bem na sua frente.

 

Em vez de apenas mostrar suas sobremesas, considere trabalhar com sua cozinha para escolher pratos que possam ficar de fora por um tempo enquanto ainda parecem frescos e deliciosos. Colocar isso em exibição para seus clientes verem enquanto esperam por assentos, por exemplo, pode ajudar sua equipe de garçons a mover promoções ou aperitivos upsell.

 

Outra abordagem é levar essa amostra espalhada para as ruas. Não tenha medo de ser criativo aqui - você pode até considerar fazer com que um servidor caminhe por uma bandeja de entradas ou pratos preparados no calçadão local do seu restaurante ou em outras áreas próximas. As vistas e cheiros dos pratos reais que os clientes podem desfrutar no seu restaurante podem ter apenas comensais seguindo seu servidor de volta ao restaurante.

 

8. Faça um jantar com celebridades

 

Uma das melhores maneiras de trazer as pessoas para o seu restaurante é trazendo uma celebridade para jantar. Essa estratégia promocional, em essência, leva a abordagem de marketing de influência para o mundo real e, em seguida, completa o círculo de volta às redes sociais. Afinal, tirar uma única foto de alguém famoso comendo no seu restaurante pode ser melhor do que uma parede cheia de fotos na cabeça autografadas.

 

9. Aproveite ao máximo os feriados - enquanto incentiva os check-ins

 

As férias são alguns dos maiores dias de vendas para restaurantes, especialmente para clientes que preferem se concentrar em seus hóspedes do que em preparação de alimentos. Esses dias especiais também oferecem a oportunidade perfeita para uma promoção temática feita sob medida para as redes sociais.

 

Promoções como essas ajudam você a mostrar seu restaurante através dos olhos de seus clientes. E, o melhor de tudo, conteúdo gerado pelo usuário, como postagens de mídia social e check-ins, é uma maneira de baixo custo e altamente eficaz de promover sua marca e suas ofertas de alimentos e bebidas.

 

10. Apoie uma Causa Local

 

Patrocinar ou apoiar um esforço positivo na comunidade local do seu restaurante é outra maneira fantástica de divulgar seu nome.

 

Além disso, o patrocínio local ou doação para uma organização de caridade é uma maneira ideal de humanizar sua marca e mostrar que seu restaurante está comprometido com a comunidade local.

 

Essa estratégia pode ser tão simples quanto escolher uma equipe esportiva local e patrocinar a compra de novas camisas ou equipamentos. Seu restaurante também pode atender a um evento de caridade nas proximidades ou fazer parceria com uma escola da área para apoiar a educação culinária dos alunos. Enviar um chef para uma instituição local ou hospedar uma aula em seu restaurante pode ser uma maneira de baixo impacto de apoiar sua comunidade - e também é a operação fotográfica perfeita para mídias sociais e além.

 

Impulsionar as vendas e criar buzz em torno da oferta mais recente da sua empresa nem sempre é fácil, mas certamente não precisa ser chato. Construa um pouco de criatividade em sua próxima campanha promocional com essas ideias, e você certamente fará um splash com seus clientes e sua concorrência.

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