O Marketing de Performance nada mais é do que um tipo de Marketing Digital em que todas as ações são focadas em resultado a partir da análise de dados. Nesse tipo de marketing, você compra um espaço publicitário e paga apenas quando alguém reage ao anúncio.
Aprenda a gerir campanhas de marketing nos principais canais de mídia digital. Melhore a performance da sua empresa com ferramentas inovadoras de analytics e saiba como utilizar funil de vendas, administrar canais de promoção e tomar decisões baseadas em dados visando a otimização de sua verba publicitária.
Você provavelmente já se deparou com uma campanha de marketing de desempenho ao navegar por sites ou assistir a vídeos. O marketing de desempenho é um tipo de marketing digital em que as marcas só pagam aos provedores de serviços de marketing quando seus objetivos de negócios são atingidos ou quando ações específicas são concluídas, como um clique, venda ou lead.
Como o nome sugere, é marketing baseado no desempenho.
Então, o que torna o marketing de desempenho especial? Dá poder ao anunciante, pois ele só paga depois de atingida a meta desejada. Por causa disso, eles podem ter certeza de que seu orçamento de marketing é gasto apenas em campanhas de sucesso.
Mais importante, a taxa de sucesso das campanhas de marketing de desempenho é geralmente mais alta, uma vez que todas as campanhas são altamente direcionadas e os profissionais de marketing tomam decisões baseadas em dados e otimizam suas campanhas com base nos resultados. Isso funciona como uma vantagem para os comerciantes e afiliados.
Como funciona o marketing de desempenho?
Quatro grupos estão envolvidos na criação e execução de campanhas de marketing de desempenho bem-sucedidas e todos trabalham juntos para alcançar os resultados desejados.
Varejistas ou comerciantes
Também conhecidos como anunciantes, são as marcas ou empresas que vendem produtos e serviços. Eles procuram promover suas ofertas para cumprir objetivos específicos, como gerar mais vendas ou leads, com a ajuda de parceiros afiliados ou “editores”. Empresas em setores como moda, alimentos e bebidas, saúde e beleza e muito mais têm tudo para se beneficiar do marketing de desempenho.
Editores ou afiliados
Refere-se às empresas que possuem e operam canais de mídia, como sites, blogs ou contas de mídia social, que promovem anúncios digitais. Eles também são chamados de “parceiros de marketing”. Os editores utilizam estratégias diferentes (como banners de exibição ou anúncios de busca) para promover a marca e seus produtos / serviços para atingir seus objetivos.
Redes e plataformas
Plataformas de terceiros ou redes afiliadas conectam marcas e editores e fornecem um destino único para recursos e ferramentas, incluindo banners, links de texto, acompanhamento de desempenho de campanha e gerenciamento de pagamento. Eles servem como uma forma de manter o comerciante e o afiliado em uma página quando se trata de rastrear leads, cliques, conversões e outros indicadores-chave de desempenho (KPIs).
Gerentes de programa terceirizados (OPMs)
Isso se aplica às empresas e agências que oferecem serviços de marketing de desempenho em tempo integral para empresas que não têm força de trabalho para fazê-lo internamente. Os OPMs ajudam as empresas a planejar uma estratégia de marketing, gerenciar o recrutamento de editores, cuidar do design da campanha e cumprir os regulamentos para garantir que cada campanha seja executada sem problemas.
Otimizamos o desempenho da campanha para obter resultados máximos por meio de outras práticas recomendadas de marketing online, como otimização da página de destino, otimização do mecanismo de pesquisa (SEO), marketing de conteúdo e muito mais.