Publicidade social é o processo de criação e implantação de anúncios clicáveis para alcançar públicos-alvo. Você pode alcançá-los por meio de plataformas de mídia social, aplicativos de mensagens, feeds de notícias e até mesmo aplicativos e sites externos. As empresas usam campanhas de publicidade social para criar consciência da marca, gerar leads e / ou capturar receita de vendas.
A publicidade social é particularmente eficaz para impulsionar o engajamento e as conversões. Porque as plataformas de mídia social oferecem um tesouro de dados de usuário altamente específicos e acionáveis. Os públicos podem ser definidos com base no comportamento anterior e no histórico de compras. Além disso, por quão bem os usuários correspondem aos interesses e demografia da persona alvo.
O público-alvo pode não estar completamente familiarizado com a marca e / ou produto anunciado. Mas a mensagem tem uma boa chance de ressoar e obter uma resposta imediata. Especialmente em um ambiente de mídia social rico em dados e altamente personalizado.
O que é o crescimento da publicidade social?
A publicidade social continua crescendo em um ritmo acelerado. Em 2015, a publicidade tradicional ainda era rei. Ou seja, as empresas gastam o dobro em TV, rádio e mídia impressa do que em publicidade social. Em 2019, pela primeira vez, a publicidade social nos EUA deve eclipsar a publicidade por meio dos canais tradicionais.
Estatísticas de investimento
Desde o início de 2019, os gastos com publicidade social já ultrapassaram US $ 100 bilhões - um aumento de 37% em relação ao ano passado - e deve crescer a uma taxa anual de 24,5%. Em 2023, as empresas provavelmente irão investir mais de US $ 242 bilhões em campanhas publicitárias sociais.
O Facebook e o Google ganharam 60% dos dólares de publicidade social ($ 65 bilhões) em 2018. Embora sua participação de mercado deva se manter estável em 2019, o Facebook e o Google podem ver suas receitas subir para $ 77 bilhões apenas nos EUA.
O que são benefícios de publicidade social?
A mídia social permeia a vida diária. É onde os usuários acompanham amigos, interesses e eventos diariamente. Em 2018, havia quase 3,2 bilhões de usuários de mídia social em todo o mundo e 73% dos americanos estavam usando mais de uma plataforma de mídia social.
O grande número de pessoas que podem ser alcançadas por meio de plataformas de mídia social é impressionante. Mas há outros benefícios, talvez até mais importantes, que tornam a publicidade social um investimento de valor único.
Conscientização da marca
A publicidade social oferece a startups e pequenas empresas uma chance de lutar em um campo lotado e barulhento de concorrentes. Na verdade, não há maneira melhor de alcançar as pessoas. Pessoas que provavelmente estariam interessadas em um novo produto, serviço ou aplicativo. Especificamente com base em suas características individuais, interesses e comportamentos anteriores. Curtidas, compartilhamentos, marcações e comentários podem não apenas criar um buzz para uma marca ou oferta em um tempo muito curto, mas também influenciar as redes sociais dos usuários.
Taxas de conversão aprimoradas
A publicidade social tem menos probabilidade de desencadear a resistência natural das pessoas às vendas. Além disso, a precisão com que é direcionado. Em virtude de como e onde aparece. Também é mais provável de chamar a atenção dos usuários, pois eles estão mais ativamente envolvidos nas plataformas de mídia social do que nos canais tradicionais. Além disso, responder a anúncios sociais parece tão natural quanto fácil; inscrições, downloads e compras estão a apenas um clique de distância. Por todas essas razões, a publicidade social oferece uma das maiores taxas de conversão de qualquer meio de marketing.
ROI eficiente
A publicidade social é uma abordagem de custo relativamente baixo que oferece dados de usuário ultra-específicos e habilidades de segmentação incomparáveis. Durante o curso de suas campanhas, os anunciantes sociais podem avaliar e otimizar facilmente o desempenho do anúncio. Como resultado, eles contam com taxas de resposta mais estáveis e previsíveis. À medida que a publicidade social impulsiona o crescimento, as startups podem escalar rapidamente com um orçamento limitado.
Fidelidade à marca
Embora o custo de aquisição de novos clientes por meio de publicidade social seja relativamente baixo, os clientes fiéis recorrentes tendem a gastar mais - 67% a mais, em média, do que os novos clientes. A publicidade social mantém as marcas na mente dos compradores anteriores. Mas também reafirma suas escolhas. O que os transforma em embaixadores da marca, ansiosos por trazer amigos e familiares a bordo.
Marketing Insights
Os anunciantes sociais podem medir o sentimento da marca e o desempenho da campanha. Eles fazem isso por meio de impressões de anúncios e engajamento. Também por aumento de seguidores, menções de marca, tráfego é direcionado para o site e leads / vendas gerados. Os anunciantes também podem ver o que está funcionando com vários públicos-alvo. E, como resultado, refine suas campanhas de anúncios sociais e estratégias de marca de maneira oportuna e econômica.